segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Distância Transaccional

A característica particular que possui a educação a distância, é a separação do professor e dos estudantes no espaço e/ou no tempo. Os padrões de comportamento característicos para ambientes de ensino convencional ficam afectados devido a esta particularidade. O espaço psicológico entre o professor e o aluno que surge com a separação, pode ser ultrapassado ou não, o que depende de uma série de variáveis. Moore, em 1980, denominou o referido espaço psicológico e comunicacional "Distância Transaccional".
Entendendo que a palavra-chave na descrição dos elementos cruciais para a criação de ambiente de aprendizagem online e do seu sucesso, é o diálogo, este investigador definiu a Distância Transaccional como função do diálogo e da estrutura que permitisse medir o envolvimento dos estudantes em cursos de educação a distância. A organização e a gestão do curso é a variável que mais influencia a Distância Transaccional, pois esta tende diminuir com aumento da interacção dos estudantes com os seus pares e com o professor, e aumentar com a estrutura do curso que depende da escolha dos meios de comunicação utilizados e das características emocionais de todos os participantes do processo.
Moore e Kearsley (1996) adicionaram ao diálogo e à estrutura, como factores que influenciam directamente a Distância Transaccional, um terceiro factor, a autonomia do estudante, traduzida no nível de controlo do aprendente sobre todos os aspectos do seu próprio estudo, defendendo que a interligação dos três factores referidos pode permitir compreender a relação dos estudantes com os cursos a distância. As investigações efectuadas neste âmbito confirmam que o diálogo, ou interacção positiva, é o factor determinante da distância transaccional. Saba e Shearer (1994) concluíram que a distância transaccional é directamente proporcional ao diálogo e inversamente proporcional à estrutura, sendo o aprendiz quem determina os valores para o diálogo e o professor quem determina os valores para a estrutura. Por Garrison e Baynton (1987), foi efectuado outro estudo, relacionado com o conceito de autonomia do estudante (independência, poder, suporte) que reforçou a ideia da sua interligação com os restantes elementos de distância transaccional.
Explorando a teoria da Distância Transaccional, podemos concluir que, embora a educação a distância seja inicialmente caracterizada por longa distância transaccional, ela pode diminuir em função das variáveis de carácter qualitativo como diálogo, estrutura e autonomia do estudante, o que significa que a organização e a gestão do curso a distância são capazes fazer toda a diferença no envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem e no seu sucesso.
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Com base em: APRENDIZAGEM ONLINE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS INTERACÇÕES ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES, RAVEN M. WALLACE (2003)